Por Ana Ceregatti
Nutricionista Clínica
Especialista em Vegetarianismo
www.anaceregatti.com.br

terça-feira, 2 de abril de 2013

Santo brócolis!

(esse conteúdo foi desenvolvido para a rede social Menu Vegano - www.menuvegano.com.br)

Versáteis e super nutritivos, os brócolis são peça-chave na alimentação, especialmente de um vegetariano. Ricos em fibras e vários nutrientes, esses raminhos podem ser consumidos sozinhos ou como parte de algum prato. Difícil alguém dizer que não gosta!

Uma das principais qualidades dos brócolis é o seu alto teor de cálcio.

Para a maioria das pessoas, a principal fonte desse mineral são os laticínios. Certo? Não, não está certo. Pode ser a mais conhecida, mas não é a melhor. Sabe por quê?
Porque, embora 100g os brócolis tenham um pouco menos de cálcio, comparado a 100 ml leite de vaca semidesnatado, a quantidade absorvida pelo nosso organismo é diferente. A dos brócolis é muito melhor!

Veja na tabelinha abaixo quanto aproveitamos do cálcio presente nos brócolis e no leite:

Alimento
Quantidade de cálcio contida em 100 g
Aproveitamento pelo organismo
Quantidade de cálcio absorvida pelo organismo
Brócolis cru
86 mg
50%
43 mg
Leite de vaca semidesnatado
119 mg
30%
35,7 mg

Mas, como mencionado acima, não é só isso que os brócolis têm de pontos positivos. Eles também são excelentes fontes de fibras, de ferro e de betacaroteno (forma vegetal da vitamina A, importantíssima para o crescimento e manutenção da pele e essencial para a visão). Ou seja, tudo de bom para a saúde!

Além disso, eles ajudam a manter a acidez do intestino equilibrada, o que é fundamental para a absorção de todos os nutrientes contidos em todos os alimentos que consumimos e para o sistema imunológico.
Quando comprar? Bem, é fácil achar brócolis o ano todo, em feiras livres, sacolões e supermercados. Mas é no segundo semestre que ele está mais bonito e mais barato. É a época da safra!

Como comê-los? Opções é que não faltam! Se for puro, com um tiquinho de sal e azeite, melhor preparar na panela de vapor. Mas ele também pode ser refogado com temperos, como alho e cebola, e misturado com arroz integral, como se fosse uma espécie de risoto.
Pode também refogá-los com tomate e azeitonas, formando um creme, que pode, por exemplo, servir de recheio para pasteizinhos integrais de forno.

Você pode incrementar seu feijão com brócolis. Usá-lo na cobertura da sua pizza. Fazer uma sopa. Enfim, esse santo alimento combina com quase tudo. Invente sua receita. Seus ossos agradecem! 

Um comentário:

  1. Regiane26 de fevereiro de 2014 09:03

    Conforme http://world-population.net/food/pt/k158k21 Brócolis (cru) contém:

    - 29.00 mg de cálcio (brócolis (cru) - alimento 100g)

    - 1.30 mg de ferro (brócolis (cru) - alimento 100g)

    - 0.00 mg de magnésio (brócolis (cru) - alimento 100g)

    - 69.00 mg de fósforo (brócolis (cru) - alimento 100g)

    - 420.00 mg de potássio (brócolis (cru) - alimento 100g)

    - 11.00 mg de sódio (brócolis (cru) - alimento 100g)

    ResponderExcluir