Por Ana Ceregatti
Nutricionista Clínica
Especialista em Vegetarianismo

domingo, 18 de dezembro de 2011

E para o lanchinho da tarde? Cookies de aveia!

Ingredientes:
1 xícara de chá de aveia em flocos grossos (prensada) hidratada por uma noite
3 xícaras de chá de água mineral ou filtrada
1 xícara de chá de açúcar mascavo
½ xícara de chá de óleo vegetal
1 xícara de chá de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de coco ralado
1 pitada de sal marinho
Canela em pó a gosto
Opcionais a gosto: uva passa, gotas de chocolate, gergelim ou castanhas moídas


Modo de preparo: bata a aveia hidratada com a água no liquidificador e coe em peneira média. O líquido poderá ser aproveitado como “leite de aveia” (veja dicas abaixo). Misture 1 xícara de chá do resíduo da aveia retido na peneira com os demais ingredientes. Com auxílio de 2 colheres, faça bolachinhas e leve para assar em fôrma previamente untada por 15 minutos em forno moderado.

5 comentários:

  1. Fiz hoje com minha filha de 2 anos! Coloquei nozes e coco ralado. Ficaram ótimos! Levamos de lanche pras crianças e amigos e foi muito bem aceito!

    ResponderExcluir
  2. pois é Vivian, é muito fácil fazer esses cookies, não é? Aqui em casa e nas oficinas que dou, tb fazem o maior sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. A receita ficou uma delícia, mas a massa acabou se espalhando toda na travessa. A apresentação não ficou lá essas coisas (tive que quebrar o biscoito todo), mas todos que provaram acharam maravilhoso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pagu, vc usou a aveia em flocos regular ou em flocos prensados? Porque se forem prensados, a massa fica espalhada mesmo. Isso já aconteceu comigo logo nas primeiras receitas. Certifique-se de usar a flocos regular (a mais comum). Mas o sabor é bom de qq jeito, não é? Adoro com coco e passas!

    ResponderExcluir
  5. Ana, como posso substituir os ovos nesta receita?

    ResponderExcluir